sábado, 24 de maio de 2008

Vazio não ocupado

Ninguém é insubstituível, certo? Certo. Mas, algumas pessoas fazem muita falta e deixam vazios impreenchíveis. Jorge França Camargo é um desses casos. Está fazendo muita falta à cidade.

França reunia duas virtudes: a competência e a capacidade de moderação. Era um ponto de equilíbrio na política local, com suas ponderações e seus conselhos. Todos os prefeitos que com ele conviveram exploraram o conhecimento de Jorge França, que por décadas conduziu administrativamente a Câmara.

Era possuidor de orgulho pelo Legislativo e pela Casa tinha zelo extraordinário. Ficava incomodado nas circunstâncias em que a Câmara era submetida a situações desconfortáveis. Insistentemente instado a se candidatar à Prefeitura, manteve sempre o “não” na ponta da língua.

O que está faltando na política local, já há algum tempo, é exatamente o ponto de equilíbrio que França conseguia estabelecer. Hoje, todo mundo quer pôr fogo no barraco para tirar proveito.

Não há moderação, ponderação, conselho. E não há por não ter existido, pós-França, ninguém que reunisse as suas virtudes e possuísse igual estatura moral e respeito incondicional. Daí ser o caso de dizer que, como nenhum voluntário preencheu o vazio, Jorge França Camargo está sendo insubstituível.

Nenhum comentário: