sábado, 19 de abril de 2008

O preço do silêncio

Não há crime algum, nem escândalo, no fato de o prefeito ser remunerado. É assim em todos os municípios. É assim em Mogi Mirim. Todos que exerceram o cargo sempre foram remunerados.
O que pegou no caso do prefeito Carlos Nelson Bueno foi o erro da proclamação anterior, de que nada recebia dos cofres municipais, e o silêncio a partir do momento em que decidiu receber os subsídios a que tem direito.
É importante assinalar que, antes de ter sido um ato de vontade, trabalhar de graça, como o fez no início do governo, derivou do veto ao acumulo de duas remunerações. Longe esteve, portanto, de ser uma atitude de generosidade, que Carlos Nelson até poderia praticar, já que é absolutamente independente do ponto de vista econômico.
O princípio da transparência no exercício do mandato eletivo, indispensável em todos os níveis, recomendava que fizesse comunicação pública acerca do fato. Era uma questão de satisfação aos cidadãos.
Não o fez e recebeu, de uma vez só, o acumulado de meses, redundando na bolada de R$ 200 mil. A revelação da vereadora Márcia Róttoli pintou o caso com tintas de escândalo unicamente em virtude do silêncio do prefeito.
Diz um ditado que uma mentira pode prevalecer por muito tempo, mas não por todo tempo. Na política ocorre precisamente o mesmo. Podem-se guardar certos segredos por muito tempo, mas não para sempre. Seguramente, Carlos Nelson vai pagar o preço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perguntinha que não quer calar: se enquanto não recebeu a grana da Prefeitura não fez falta, por que não passou a receber a partir de quando constatou que era legal? Seria uma atitude de grande despojamento e de espírito público.

Anônimo disse...

Isso irá queimar bastante Carlos Nelson, mas não acho que será o suficiente para ele perder tantos votos assim. Até outubro o povo esquece. E nem vai decidir o voto analisando apenas esse fato. Legal seria se agora o prefeito viesse a público e dissesse que irá doar ou já doou todo o dinheiro para uma entidade assistencial ou algum projeto que seja em benefício da comunidade e não do próprio bolso, que já nem tem espaço para tanta grana...