domingo, 20 de abril de 2008

As batatas

Sob o aspecto de regulamento, o campeonato do Rio de Janeiro é mais justo que o Paulista. É disputado em dois turnos. Os campeões de cada turno fazem a decisão. Teoricamente, apura-se melhor que for o melhor.
Em São Paulo, os times fazem um turno único, corrido, sem a chamada ida e volta. Já é injusto por aí. Eu sei que é problema de calendário. Além disso, São Paulo tem 20 times na divisão principal.
Mas, o fato é que, terminado o tal turno corrido, o ‘campeão’ – aquele que somou maior número de pontos, o que é um reflexo de competência – vai para uma disputa com outros três.
O que aconteceu? O Guaratinguetá foi o melhor do campeonato. Aí, entrou em disputa com o último dos quatro classificados e foi eliminado. Nadou, nadou e morreu na praia. Pelos meus conceitos de lógica, o Guaratinguetá foi punido por ser o melhor. Ao melhor, portanto, as batatas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos os campeonatos europeus são por pontos corridos. O Brasileiro é por pontos corridos. É a fórmula mais justa. A fórmula de mata-mata só serve para gente estranha ao futebol ganhar dinheiro.