segunda-feira, 3 de março de 2008

Surtou

Por mais que o prefeito Carlos Nelson (foto) seja conhecido por seus destemperos, um dado da sua personalidade autoritária, o episódio em que atacou pessoalmente dois funcionários da Fatec, foi atitude característica de quem surtou.

Estava possesso (o dicionário explica o que é isso). Disparou críticas, acusações e ofensas pessoais a dois servidores da Fatec. A um deles chamou de "malandro" e "picareta". Tudo por uma suposição de que estaria havendo boicote da de dirigentes da Escola Técnica "Ferreira Alves" à Fatec, com o objetivo de causar desconfortos políticos à administração municipal.

O episódio caracterizou-se por vários erros. Um deles, político. Chamou adversários para a briga, ao acusar a interferência do PT na escola. Ora, se Carlos Nelson não está precisando e não deve provoar é polêmica. Ao que tudo indica, tem estrada bem pavimentada para a reeleição. Em tais circunstâncias, tem tudo para levar adiante uma campanha calma e propositiva.
Mas, quem consegue refrear o estilo brigão do prefeito? Acho que ele anda aflito pelo andar lento das obras, que no fundo é produto de uma máquina administrativa atrofiada e incapaz de dar as respostas na velocidade por ele desejada.

Aí, na menor adversidade, transforma pernilongo em dinossauro. Para dizer o mínimo, a atitude que protagonizou foi de uma profunda infelicidade, além de chutar para o mato a chamada liturgia do cargo, que exige conduta de estadista, equilibrada e respeitosa, em respeito ao cargo que ocupa. Se aprendi alguma coisa na convivência das ruas, foi a lição de que o povo não gosta muito de brigões.

Nenhum comentário: