segunda-feira, 3 de março de 2008

O que é isso, companheiro?


Cá entre nós. Esse Hugo Cháves (foto) não é um maluco de pedra? Não tenho a menor noção do governo que ele faz na Venezuela, se corresponde às expectativas do seu povo ou não. mas o seu discurso é assustador. Mas, tem algumas atitudes, aliás assíduas, que dão medo.


Essa agora de ameaçar declarar guerra à Colombia é algo que beira à insanidade. Por mais que tenha razão nas suas difereências com Uribe, a atitude é de absoluta insensatez. Começou a concordar que ele tem planos de se impor como a liderança da América do Sul e, para realizar seu projeto, não mede consequências.


Comparam-no a Fidel. Ou o identificam como alguém que pretende ocupar o vazio deixado pela saída de cena de Fidel. É completamente diferente. Fidel fez lá sua revolução em Cuba, a cujo país conduziu por quase 50 anos com mão de ferro. Mas, jamais viveu a encher o saco de vizinhos.


Por mais que possa discordar de Castro e censurar o regime duro que manteve em seu país durante todo esse tempo, o fato que não se pode negar é que o cubano é um líder. Lido para bem ou para mal, inscreveu seu nome na história. Já Chávez...

Nenhum comentário: