sábado, 7 de novembro de 2009

A mídia é má?

A ministra Dilma Roussef, candidata de Lula à presidência, ataca ‘parte’ da mídia, que segundo ela age com deliberada má vontade em relação ao governo.
Lá em cima é assim. Aqui em baixo também. A imprensa é acusada de privilegiar apenas o negativo, escondendo o que acontece de bom.
Então, concordam eles: a mídia é má.
A imprensa tem suas fraquezas, erros, vícios. Aqui e em qualquer parte do mundo. Afinal de contas, nem poderia ser de outro jeito, uma vez que é feita por seres humanos. Portanto, falíveis.
Do alto dos seus profundos conhecimentos sobre o tema, Lula acha que os jornalistas não devem fiscalizar. Só informar.
Na Argentina, a família Kirchner anda criando sérias dificuldades aos jornais independentes, em nítida conduta ditatorial.
A mídia não é má, exceto para aqueles que a querem capitulada ou cooptada. E é o que os poderosos do terceiro milênio querem fazer dela. Em Brasília, em Buenos Aires e em Mogi Mirim.

2 comentários:

Rui Motta disse...

Lula arriscou dizer que o jornalismo não deve fiscalizar, mas só informar, cometendo um grave equívoco sobe o papel da imprensa em regimes democráticos e traduzindo um inadmissível viés de autoritarismo. Transparecendo um entendimento míope sobre liberdade de expressão e a própria razão da existência da imprensa, o presidente excedeu a razão e levantou argumentos que desqualificam profundamente sua opinião sobre o assunto.

VALTER ABRUCEZ disse...

Piis é, caro Rui. O Brasil é tão dadivoso, que mesmo sob Lula, dá certo.