sábado, 14 de novembro de 2009

A Fatec daqui e a Fatec de lá



A primeira foto é da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Piracicaba. Implantada no primeiro semestre de 2008, já ocupa prédio definitivo desde agosto deste ano.

Verifica-se que a construção é simples, sem sofisticações.

A segunda foto é da obra da Faculdade de Tecnologia "Arthur de Azevedo", de Mogi Mirim, que já sofreu duas interrupções e, correndo tudo bem, talvez seja ocupada no primeiro semestre do ano letivo de 2010.

Aqui, adotou-se projeto sotisficado e majestoso, o que certamente dá causa à demora na construção e, por certo, ficará muito mais caro que a escola de Piracicaba.

Questão de opção. Mas, é sempre oportuno lembrar que, enquanto Mogi Mirim possuiu pouco menos de 90 mil habitantes, Piracicaba está beirando 370 mil. Quatro vezes mais que Mogi Mirim.

3 comentários:

Leandro Martins disse...

Também não é necessário frisar que, tanto a "majestosa" quanto a "simples" irão servir para o mesmo objetivo: ensinar.
O conteúdo é o mesmo, o que muda é a roupagem... e, claro, o preço pago pela vestimenta.

Abraço,

Leandro Martins

VALTER ABRUCEZ disse...

Grato pela honra da visita do Leandro, um profissional com quem lamento não ter tido a honra de trabalhar. De fato, caro Leandro, ambas servem à mesma finalidade. Por último, o detalhe relevante: a majestosidade de onde se estuda não acrescenta uma vírgula de conhecimento, mas exorbita o ego de quem pensa, como no caso que trato, que a obra é mais importante que nobre missão que lhe cabe.

FateCaos disse...

Parabéns pelo blog e interessante a análise

Existe outro detalhe que está visualmente estampado em ambas as obras: as cores e alteração do logo institucional

A Fatec tem o seu próprio logo e suas respectivas cores: vermelho, preto e branco

Pode-se até relevar a publicidade indireta de uma pintura amarela e azul (em alusão as cores do PSDB), mas a modificação do logo (como mostra a foto da obra de Piracicaba) é praticamente um atentado contra a instituição (que deveria ser suprapartidária) e estampa a sobreposição dos fins publicitários sobre o acadêmico

Vale lembrar que a Fatec de Piracicaba foi entregue em condições ambientais (calor insuportável e a constante intromissão de uma diversidade ímpar de insetos) que prejudica seriamente o desenvolvimento das atividades acadêmicas