segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Arbitrária, estúpida e inútil

Passa um pouco da meia noite. Estou para ir dormir. Ou melhor, para ir me deitar. Vou ter dificuldade para dormir. Não consigo digerir que um homem de 68 anos, com vários mandatos nas costas, bem sucedido politicamente, acabado de ser reeleito espetacularmente – aliás, em quem votei –, tome uma atitude tão arbitrária, estúpida e inútil como Carlos Nelson fez nesta segunda-feira.

Erigiu-se em censor da imprensa. Agora, para falar da Prefeitura, tem que passar por ele. Nenhum diretor está autorizado a conceder entrevista ou fornecer informações aos jornalistas.

Decidiu que os jornalistas que se dirijam à Assessoria de Comunicação com seus questionamentos e pedidos de informação. Resolveu que todas as questões abordadas pelos jornalistas devem ser colocadas sobre sua mesa, para julgamento. Ou ele mesmo fala. Ou autoriza o diretor respectivo a falar. Ou...

Com essas atitudes, Carlos Nelson não ofende a imprensa. Ofende sua história. Seu ato foi arbitrário, porque restritivo à liberdade de imprensa. Foi estúpido, por falto de inteligência. E inútil, porque em nada vai afetar a vida dos órgãos de comunicação.

Para meus quase 40 anos de vida profissional, uma profunda decepção. E decepções, como todos sabem, nos tiram o sono.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como você mesmo está dizendo, Abrucez, essa atitude arbitraria do prefeito Carlos Nelson Bueno é inútil conquanto não afetará a vida dos órgãos de comunicação. Dá para produzir excelentes matérias sobre a administração municipal de Mogi Mirim ou qualquer outra cidade sem depender de ouvir prefeito, secretários, diretores, vereadores e quetais. Eu já fiz muitas matérias desse tipo com ou sem o consentimento deles: peixe estragado para crianças dos prezinhos, fraude na compra de uniformes da Guarda Municipal, veiculação de propaganda na EPTV Campinas paga pela prefeitura, venda de leite que deveria ser distribuído gratuitamente a famílias carentes, cobrança de engessamento de braço fraturado de criança ela Santa Casa etc. Reportagens que me renderam muitos narizes torcidos, mas que foram publicadas com os contrários chorando ou rindo. CNB não deixa que falem e não quer falar? Que se dane!

Odil disse...

Valter, tomei a liberdade de apelidar o mais novo bestialógico do prefeito como "AI-5 Lusitano", com todo o respeito que nutro por meus antepassados portugueses. A começar por meu avô paterno, infelizmente já falecido. Ató porque ele também riria da piada e da estupidez decidida por Sua Excelência.

Anônimo disse...

Aliás, gostaria de saber se Carlos Nelson Bueno vai impor essa condição à EPTV Campinas, de cujo dono faz questão de dizer-se amigo. Será que quando a afiliada da Rede Globo bater às portas da prefeitura a diretores e Assessoria de Comunicação vão mandar esperar até que o prefeito decida o que "póóóde" ou "não póóóde" ser divulgado?