sábado, 17 de outubro de 2009

Aumentar imposto é necessário ou não é?

O prefeito de Mogi Guaçu, Paulo Barros, desistiu da idéia de corrigir os valores dos imóveis, que servem de base de cálculo para o IPTU.
A revisão inevitavelmente provoca aumento de impostos. E não seria feita se não fosse para isso. Para aumentar a receita pela via do aumento dos valores pagos pelos contribuintes.
Paulinho recuou ao perceber, durante reuniões que promoveu para debater o assunto, que a medida não era apoiada pela população.
Em Mogi Mirim, Carlos Nelson tentou a mesma coisa em 2008. O projeto esbarrou em decisão judicial, que suspendeu a sua votação, e o prefeito retirou a proposta.
Agora, tenta outra vez. Ao que se informa, são feitos estudos internos para definir novo projeto. Sobre o assunto, Carlos Nelson ouviu os vereadores da base.
Nenhum se comprometeu em aprovar a matéria. Óbvio. Falar em aumento de impostos para vereador é o mesmo que falar de corda em casa de enforcado.
Agora, pergunto: haverá alguém, seja povo ou político, que ache legal e simpático aumentar imposto? Claro que não.
Então, é preciso ter coragem de levar adiante a proposta, mesmo diante de reações, se partindo do pressuposto de que o aumento é necessário. E pagar o preço.
Detalhe: se é necessário, é possível fazer sem assaltar o bolso do contribuinte. O problema é avareza. Querer tudo de uma vez só.
Agora, se não é necessário e comporta recuo, como fez Paulinho, então porque encher o saco de todo mundo com a ameaça?

Um comentário:

Anônimo disse...

Antes de pansar em aumentar a carga tributaria do povo é necessario pensar em reduzir despesas.
Pelo que teho de informação o IPTU de Mogi Mirim é "pesado",tendo em vista a realidade do povo Mogimiriano.Administrar com dinheiro é facil..Mas com recursos reduzidos mostra a verdadeira capacidade de um administrador.
Em Mogi Guaçu foi um fiasco...Lamento que um Prefeito do PSDB proponha algo semelhante.
Sou do PSDB e tenho independencia de afirmar que os municipes deveriam se manifestar:
"Mais gestão administrativa, menos impostos".
Engenheiro Marcos Cesar Mello de Almeida
Vice Presidente do PSDB de Mogi Guaçu