domingo, 16 de maio de 2010

Não brinquem com Dilma

Desde há um ano, venho dizendo, especialmente a tucanos, que não devem brincar com Dilma Rousseff. Um pouco por ela e muito por Lula, seu padrinho e patrocinador.

O instituto Vox Populi acaba de divulgar pesquisa que põe a ex-ministra à frente de Serra na corrida presidencial. Os tucanos achavam impensável. Eu mesmo, nos primeiros momentos, duvidei do acerto da escolha de Dilma.

Fui constatando, ao longo das manifestações de cada um, que os dois não possuem o mínimo carisma. Dilma é pouco política, Serra é arrogante e mau humorado. Seus sorrisos são falsos. E essas coisas contam.

De qualquer modo, ainda penso que Serra reúne melhores possibilidades de ganhar as eleições, tendo em conta sua longa trajetória política e, portanto, o fato de ser mais conhecido do eleitor.

Todavia, isso não é tudo. E, mais do que isso, é preciso não ignorar a extraordinária capacidade de agregação de simpatias e adeptos que Lula adquiriu no curso de seus dois mandatos presidenciais.

Lula tem o que Dilma não tem, sob o ponto do carisma de que falei e quanto à competência matreira de saber colocar o discurso que os ouvidos gostam de ouvir. E ele ainda não entrou em campo. Anda fazendo apenas aquecimento. A hora que entrar no jogo, não sei não. Portanto, barbas de molho, tucanada.

2 comentários:

Joninhas disse...

Eu imagino uma situacao assim. Trocam-se os governos. Suponha que Lula fosse FHC de 94/2002 e vice-versa. O candidato do PT, hoje, nao seria nem o 2o. colocado, seria massacrado pela incompetencia, pelo rotulo de grupo sindicalista, comunista, etc. FHC com 76% de aprovacao seria o maior estadista de todos os tempos, exaltado por uma elite alienada. Se FHC fosse ao Ira negociar a Paz seria o grande embaixador do Mundo, um sabio, intelectual, um orgulho para o Brasil. E é isso que mais me irrita: essa parte da populacao que vive de aparencia, faz caridade com suas migalhas, quando nao com fundos alheios, mas nao suporta pobreza, ergue enormes muros em suas casas, se puder paga plano de saude, escola para os filhos e nao tem a menor nocao do país em que vive.
Nao me esqueço de um cliente do banco onde trabalhava, típico pequeno aplicador. Era o esteriotipo perfeito do médio eleitor idiota paulista, até na maneira de se vestir, andar e falar(com um certo ar professoral): "como pode um presidente ignorante desses, que nao fala ingles. E veja o Carlos Sampaio que exemplo de deputado"
Mas a nossa idiotice, ainda poe o PSDB (nao digo Serra, porque esse ainda foi o melhor ministro da era FHC) na briga pelo Planalto. E nao que Dilma seja o melhor dos mundos, tem por la seus alopraddos. Mas nossa idiotice, nos leva a isso tambem.

felipe disse...

Só esquecemos de dizer sobre essa mesquinha elite paulista que vai eleger denovo um tucano pra governar esse estado. Trabalhando no ensino publico , eu vejo a vergonha que é a escola estadual em SP. Ainda tem mais um agravante:o inchaço de escolas tecnicas e fatecs em nossa região.Essas escolas, bem estruturadas por pertencerem ao nucleo tecnologico enão educacional, servem mais de instrumentos de alienação e formadores de peões do que qualquer outra coisa. Por isso amigos sou o primeiro a dizer que o gov. do PSDB em SP é mais que vergonhoso, quiça a nível nacional